Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Reitoria Divulgar

2º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação

De 20/11/2017 18:00 a 23/11/2017 18:00 em Centro de Convenções de João Pessoa

Ingressos

Este evento já foi finalizado.

Detalhes do Evento

Minicursos

1. Cromatografia de solos Ministrantes: Prof. Ms. Jandeilson Alves de Arruda (http://lattes.cnpq.br/2949292441312840) Prof. Dr. José Lucinio de Oliveira Freire (http://lattes.cnpq.br/9276991120133119) O minicurso “Cromatografia de solos” abordará os seguintes aspectos: Introdução. Qualidade do solo. Análise qualitativa x quantitativa de solo. Cromatografia de Pfeiffer: teoria e prática. Público-alvo: pesquisadores, estudantes dos diversos níveis (Técnico, Superior, Pós-Graduação), profissionais das diversas áreas do conhecimento, interessados no tema e sua prática.

2. Pesquisar... Eu? Pra quê? Ministrante: Profa. Dra. Damires Yluska de Souza Fernandes (http://lattes.cnpq.br/9411293540915384) Segundo o dicionário Michaelis, pesquisa significa uma “série de atividades dedicadas a novas descobertas, abrangendo todas as áreas de conhecimento”.Hummm... parece simples... Mas, se é assim, por que toda essa sopinha de palavras em torno da pesquisa: básica, aplicada, científica, tecnológica, de inovação, parcerias, metodologia, problema, conhecimento, avaliação? Será que a pesquisa é só para “pesquisadores acadêmicos”? O que é ser um pesquisador? O que é realizar pesquisa em tarefas pessoais, acadêmicas e profissionais? Com base nessas questões, este minicurso abordará as práticas de pesquisa e sua utilidade em vários processos pessoais, acadêmicos e profissionais. A ideia é desmistificar questões normalmente colocadas sobre a pesquisa e aplicar, por meio de exemplos práticos do cotidiano, o seu pensar e o seu agir.
Público-alvo: estudantes dos diversos níveis (Técnico, Superior, Pós-Graduação), profissionais das diversas áreas do conhecimento, interessados no tema e sua prática.

Oficinas

1. Comissão de Ética no Uso de Animais: – CEUA/IFPB: Legislação, atribuições e funcionalidade Ministrante: Profa. Msc. Roseane de Araújo Portela (http://lattes.cnpq.br/3843211876276682) A oficina abordará questões relativas aos princípios éticos relacionados à atividade científica ou educacional que envolva a utilização de animais. Terá como foco a legislação que regulamenta essa atividade, informando ainda todos os trâmites dos processos e as atribuições da Comissão. Público-alvo: pesquisadores, estudantes dos diversos níveis (Técnico, Superior, Pós-Graduação), pesquisadores, profissionais das diversas áreas do conhecimento, interessados no tema e sua prática.

2. Comitê de Ética em Pesquisa – CEP/IFPB Pesquisa envolvendo seres humanos: Considerações e procedimentos para submissão de projeto para análise ética. Ministrante: Prof. Dr. Aleksandro Guedes de Lima (http://lattes.cnpq.br/2419435995779231) A oficina tratará de considerações sobre pesquisas envolvendo seres humanos, com enfoque na resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde – CNS (resolução específica para projetos das áreas de ciências humanas e sociais) e na resolução nº466/2012 do CNS que regulamenta as pesquisas envolvendo seres humanos nas demais áreas do conhecimento. Além disso, serão informados os procedimentos e prazos para submissão de projeto de pesquisa para análise ética através da Plataforma Brasil, bem como serão abordadas as pendências mais frequentes emitidas, pelo Comitê de Ética em Pesquisa, nas análises dos projetos. Público-alvo: pesquisadores, estudantes dos diversos níveis (Técnico, Superior, Pós-Graduação), profissionais das diversas áreas do conhecimento, interessados no tema e sua prática.

3. Eaboração de projeto de pesquisa: Abordagem teórico-prática Ministrante: Profª Drª Márcia Gardênia Lustosa Pires (http://lattes.cnpq.br/5743787430444545) A oficina exercita a prática de iniciação científica por meio de uma abordagem teórico-prática de pesquisa, trabalhando a aplicabilidade prática das Regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), bem como as etapas necessárias à elaboração de projetos de pesquisa, os princípios básicos da organização e da elaboração de um projeto de pesquisa, de forma a oportunizar a compreensão do método científico e sua aplicabilidade e a percepção crítica sobre a relação do conhecimento científico. Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio

2º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação

Mídias Sociais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Reitoria

O Instituto Federal da Paraíba - IFPB é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação e Cultura - MEC. Referência em ensino profissional no estado da Paraíba, o IFPB conta com 21 unidades espalhadas em todo estado, entre campus, campus avançado e campus em fase de implantação. As unidades em fase de implantação são gerenciadas pela Reitoria, que tem sede na capital, João Pessoa.

  Facebook   Twitter

Contate o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Reitoria